terça-feira, 23 de junho de 2009

Torcedor Jornalista

A Midia Palestrina em geral não tolera a maioria dos jornalista esportivos. Um dos motivos do surgimento da Mídia Palestrina é a cobertura tendenciosa que a mídia em geral faz do Palmeiras. Essa é uma longa história que nos remete ao tempo do Palestra Italia. Assuntiopara outro post.

Acredito que não existe a possibilidade de isenção quando um jornalista é torcedor. Juca Kfouri, Victor Birner, Mauro Betting, Deva Pascovit, Soninha Francine são alguns dos exemplos de comentaristas que são assumidamente torcedores.

Ou você é torcedor ou você é comentarista. Acho impossível que alguém que torça realmente por uma equipe consiga escrever com isenção sobre os rivais, e até mesmo sobre seu próprio time do coração.Torcer é uma coisa única, que vai além de qualquer razão e que impede que o comentarista seja isento em seus comentários.

Assim um palmeirense sempre vai notar a tendencia nos comentario do Juca Kfouri, como todos corinthianos vão notar a tencencia nos comentários do Mauro Betting. Cabe ao torcedor entender que está lendo um comentário escrito por uma pessoa que não é isenta.

Eu costumo ler o blog do Juca, e sei de todo viez que podem ter seus comentários. Mas considero ainda que ele é um dos únicos que se põe a peitar Teixeiras, Nuzmans e Del Neros da vida. Enquanto comentaristas ditos isentos são uns cagões e não publicam uma linha sobre as fraudes do PAN, as mutretas do Teixeira, as mentiras de Orlando Silva. Juca é um dos únicos que pelo menos não deixa o assunto morrer.

No episódio em que ele disse que o Valdivia ia para o São Paulo, talvez, o post em seu blog vazou uma informação que doi fundamental para melar uma negociação que estava rolando por baixo dos panos. É só lembrar que quando a noticia que o Ilsinho ia para o São Paulo vazou ele já estava de contrato assinado.

A mídia tradicional persegue sim o Palmeiras instituição e comentaristas não são isentos em seus comentarios, mas é preciso saber reconhecer que podemos aproveitar sim algum conteúdo.

Oque não é verdade e não tem fundamento merece o rebate, oque não acrescenta merece o lixo.

2 comentários:

Pâmela Vaiano disse...

Não acho que um comentarista "não deva" ser muito torcedor. e comentaristas são tendenciosos por natureza, por isso, são comentaristas, é opinião pessoal, não é editorial.
Acho que cabe a nós, leitores torcedores, termos noção que aquele cara torce pra um outro time e, por isso, saber filtrar as informações e ter equilíbrio suficiente para aguentar críticas.
Mas, imparcialidade não existe em nenhuma área jornalística, muito menos nos comentários. Transparência é assumir essa linha, assim como a Carta Capital e a Caros Amigos assumem sua tendência de esquerda, e o Estadão assume sua tendência de direita. Todos sabem o que buscar ali. Ruim é a Folha, que se diz imparcial e de centro, e faz reportagens completamente tendenciosas e sem os dois lados. Ou a Veja, que inventa fontes, inventa fatos, deturpa tudo... Enfim.

Anônimo disse...

Olá pessoal....peço sua ajuda....por favor...

Estou inconformado com a atuação do Técnico Interino Jorginho....onde já se viu...tirar o Willians e colocar esse Felipe que é "peixinho" dele....!!

Desarmou todo o sistema ofensivo do time...deixamos de ter posse de bola...pois o Willians se movimentava...segurava a bola e ainda partia para cima. Tirar o Willians ainda vá lá...mais tarde...e é claro...colocar o Ortigoza.

Agora esse Interino aí quis fazer graça...lançar o moleque..dar uma de sabido...descobridor....

Como pode a Diretoria Palmeirense "tão" rigoroza com hierarquia permitir tal tentativa de estrelismo de um Técnico de Juniores???

Por favor...propague essa minha revolta...se concordar é claro.

Obrigado por ouvir o desabafo...você sabe o quanto 02 pontos em casa fazem falta.

Abraço
Saudações Palmeirenses.
Alex Arruda